Apresentação

        O ano de 2011 foi marcado pela afirmação da população negra na sociedade brasileira e mundial. No Brasil, a partir dos números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no Censo Demográfico de 2010, apontando que a população negra representa 50,7% da população brasileira. No mundo, por ser o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes proclamado pela Organização das Nações Unidas - ONU, se constituindo em uma oportunidade para reconhecer o papel das pessoas de ascendência africana no desenvolvimento global e para discutir e redobrar os esforços na luta contra o racismo.
       Embora, algumas questões tenham avançado recentes pesquisas divulgadas pelo IBGE, pelo Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais – LAESER e, por fim, pelo Instituto Ethos, apontam os piores indicadores no que tange a educação, violência urbana, acesso a justiça, saúde e mercado de trabalho para a população negra comparando-a com a população branca, muitas vezes considerando o mesmo nível de educação, no caso do mercado de trabalho.
      Nesse sentido as políticas, programas, projetos e iniciativas de promoção da igualdade racial e combate ao racismo apresentam-se como soluções para a desigualdade racial.
      Com isso, a proposta do blog é reunir e compartilhar experiências e estratégias no combate ao racismo e de promoção da igualdade racial, a partir do relato dos protagonistas na luta contra o racismo.
     Assim, o nome Escambo surge da idéia de criar um espaço que possibilite a troca experiências, estratégias, idéias e contatos, bem como um espaço para inspirar e mobilizar novos atores para desenvolverem ou apoiarem projetos de promoção da igualdade racial e combate ao racismo. Propondo uma reflexão sobre a questão racial, de São Paulo, do Brasil e do mundo. E irá levantar, também, questionamentos sobre o futuro e as perspectivas na promoção da igualdade racial e dos novos mecanismos de combate ao racismo.
       Mais do que refletir sobre a questão racial brasileira, este é um espaço para compartilhar soluções e instrumentos de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial.
       Por isso, o blog é destinado para aqueles que não querem ser coniventes com um dos maiores entraves para o desenvolvimento de nossa sociedade: O RACISMO.
 
Mas o RACISMO é problema de quem?
 
Do Estado?
 
Das Empresas?
 
Dos movimentos sociais?
 
Dos racistas?
 
Do branco?
 
Do negro? (Sim, a maioria das pessoas acham que o racismo é “coisa” da cabeça dos negros e negras)
 
       Vivemos num momento que não dá mais para ficar apontando culpados ou procurando responsáveis para solucionar o problema.
       E com certeza o problema não é do negro. O problema é de todos e todos devem rever posturas e construir soluções, ou seja, somos todos parte do problema, mas também somos parte das SOLUÇÕES.
       Por isso, utilizo o Nkonsokonson,  para completar a palavra Escambo, o simbolo africano significa que na unidade das relações encontra-se a força.
       E com essa perspectiva de que na unidade de diversos atores, compartilhando e trocando experiências, idéias e projetos será possível inspirar novos atores e mobilizar recursos para obtermos a força necessária para lutar contra o racismo no Brasil, e também no mundo. 


Um grande abraço a tod@s!



ESCAMBO
esc4mbo@hotmail.com

.